Apresentação
A criação e implementação em 2006 do primeiro Mestrado acadêmico em Dança do país com área de concentração em Dança, pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia resultou de uma conjugação de fatores particularmente favoráveis – em relação às condições gerais de infraestrutura acadêmica, administrativa e institucional da Escola –necessárias para a sua concretização. A situação propícia para a criação do Mestrado em Dança remonta a ações anteriores na UFBA. Em 1997 surgiu o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC, fruto de uma parceria das Escolas de Teatro e de Dança, em um momento em que a quantidade de professores doutores de cada Escola não era suficiente para garantir-lhes autonomia. Essa estratégia visava fortalecer as pesquisas que já vinham sendo desenvolvidas pelos investigadores dessas Escolas, bem como a formação de novos pesquisadores, inclusive com a qualificação de docentes da própria UFBA.
A implantação do PPGDança é marcada pelo trabalho pioneiro da Professora Doutora Dulce Tamara da Rocha Lamego da Silva, (Dulce Aquino), então diretora da Escola de Dança da UFBA, em união com a Professora Doutora Helena Katz, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP/COSPUC. Consolidou-se, assim, estrutura que permitiu a ampliação e avanço do conhecimento, com nucleação da Dança, na articulação com outros saberes, por meio de estudos e pesquisas em abordagens interdisciplinares e multidisciplinares baseadas na interface entre Arte, Comunicação e Ciência, fato que afirma a singularidade. Em 2003, por ação pioneira de Dulce Aquino, com pleito ao Programa de Qualificação Institucional- PQI, da CAPES, que foi estabelecido entre a Escola de Dança da UFBA (IES/Proponente) e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (IES/Cooperante), programa esse que se estendeu até o ano de 2008. Com a duração de cinco anos, esse Programa teve o propósito de consolidar as bases estruturais para a pesquisa acadêmica na área de dança. O PQI possibilitou a formação de docentes em nível de doutorado, realização de encontros acadêmicos, publicações, missões de estudo e de trabalho, vínculos de projetos conjuntos de pesquisa de pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país ou de diferentes cidades da mesma região e de diferentes IES. Estimulou a elaboração e implementação de estratégias de melhoria do ensino e da pesquisa, desde o nível departamental até o institucional, Houve apoio a políticas de desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa dos docentes qualificados. A finalidade última do PQI teve a função de atuar como plataforma para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Dança, com seu Curso de Mestrado em Dança. Busca-se desde então contribuir para o avanço de conhecimento de pesquisas aglutinadas à Dança e em suas articulações a pujantes vínculos com um pensamento social e artístico crítico pleno, engajadas em lutas e transformações profícuas às Artes, cultura e sociedade.
Credita-se a elaboração e criação do PPGDança à equipe formada por Prof.ª Dr.ª Dulce Aquino, Profa. Dr.ª Helena Katz. Prof.ª Dr.ª Fabiana Dultra Britto; Prof.ª Dr.ª Eloisa Leite Domenici ; Prof. Dr. Fernando Antonio de Paula Passos; Profa. Dr.ª Ivani Lúcia Oliveira de Santana ; Prof.ª Dr.ª Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli e Prof. Dr. Norberto Peña.