Apresentação
Em outubro de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Dança-PPGDança recebeu o resultado da avaliação CAPES e, com a nota 4, concentramos esforços para elaborar o projeto do curso de Doutorado Acadêmico, uma oportunidade revigorante e de grande interesse do nosso corpo docente e da Escola de Dança como instituição promovedora. O curso foi elaborado pela comissão composta pelas professoras Adriana Bittencourt, Gilsamara Moura, Fabiana Dultra Brito, Lenira Peral Rengel, Lucia Matos, Ludmila Pimentel e Daniela Amoroso. Foram convidadas três professoras doutoras externas ao PPGDança: Paola Berenstein, Inaicyra Falcão e Ciane Fernandes. Todas as três com reconhecida e avançada pesquisa no campo da Dança e das Artes, que se articulam às linhas propostas para o Doutorado, junto a várias orientações de doutorado concluídas.
O Curso de Doutorado foi aprovado nas instâncias do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Em novembro de 2018, o Programa lançou o edital de seleção de acordo com a Resolução Nº 01/2017, do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia que “Institui normas para procedimentos, editais e reservas de vagas para processos seletivos da Pós-Graduação stricto sensu da UFBA”. Assim, em 18 de fevereiro de 2019 o PPGDança, com Pós-Graduação plena, se consolida em sua maturidade ao iniciar o ano letivo com o primeiro curso de Doutorado, com especificidade em Dança, do Brasil e da América Latina – e, colocadas as específicas maneiras de concepção pública e privada de ensino em nível mundial – é o único público e gratuito do mundo, até o momento. O ineditismo desse curso é motivo de satisfação para o Programa, seu corpo docente, discente e técnico e para a UFBA, pois demonstra, não apenas nosso desenvolvimento, mas um crescimento como um todo, uma vez que reafirma um espaço de ambiente formativo e papel e relevância na produção de pesquisa em Dança, no Brasil e internacionalmente.
O Doutorado em Dança, em seu caráter singular, reforça a produção da pesquisa acadêmica, e articula seus diversos modos de existência. já que visa a produção de pesquisa atrelada à educação, aos processos artísticos, à historiografia, aos estudos culturais e étnicos, reforçando a Dança como processo de conhecimento do corpo e do mundo. A efetivação das relações entre diversas epistemologias apresenta uma amplitude de abordagens e dos modos de tratar a dança, mas sobretudo a construção de conhecimento em Dança. O Doutorado Acadêmico marca historicamente a relevância de se fazer pesquisa em Dança. Depois de quase quinze anos formando mestres que se difundiram pelo país atuando na docência, na pesquisa, e na arte, a necessidade da criação de um doutorado se fez urgente para reforçar o campo e gerar pesquisadores. Ao longo de 18 anos não foram poucas as solicitações de pessoas mestrandas e egressas para que o curso de Doutorado fosse implementado.
Português, Brasil